Por isso, muitas pessoas já começaram a aprender línguas, o Inglês em primeiro lugar.Mas será que um Inglês básico é o suficiente para enfrentar verdadeiros desafios económicos e para vencer oportunidades de crescimento? Certamente que não. É preciso saber mais sobre o Inglês como língua do business com as suas palavras e ideias específicas. Ou sobre o Inglês na área de direito com os seus conceitos e definições, e com a terminologia própria que a União Europeia veio a introduzir. E o mesmo é válido para o Espanhol, a língua dos nossos vizinhos que todos hablan até certo ponto. Mas quando se trata de negociar, de avaliar ou de determinar situações importantes, o hablar portonhol seguramente não é o suficiente.
É verdade: Todos vendem em qualquer língua, mas todos só compram na língua que é a sua. Se queremos internacionalizar a economia e se queremos ter novas oportunidades teremos de falar as línguas dos nossos potenciais parceiros. Não só o Inglês e o Espanhol: na França, na Bélgica, na Suíça, na Áustria, na Alemanha ou na Itália abrem-se novos horizontes só no momento em que falamos a respectiva língua.
Aliar os conhecimentos de língua aos domínios da Gestão, da Economia, do Marketing, do Direito ou da Tradução é, certamente, uma aposta correcta para os desafios do mercado de trabalho.
Por isso, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa debateu a relação entre “Línguas e Negócios” como "Um encontro de sucesso”. Num primeiro momento, representantes do mundo empresarial testemunharam a importância das línguas para a urgente internacionalização da economia portuguesa.
Num segundo momento, ex-alunos do curso de “Línguas Estrangeiras Aplicadas” apresentaram os seus percursos profissionais como exemplos de competência e de sucesso.
Contámos, entre outros, com os contributos de:
Cyrille Leveaux, Directeur de la UBIFRANCE, Portugal
Dorothea Klenke-Gerdes, Directora de Estudos, Goethe Institut Portugal
Rosário Valadas Vieira, Tradutora e sócia fundadora da Sintagma
Karoline Walk, Owner Services Account Manager, Netjet Portugal
Marta Gouveia, TradutoraAndreia Mendonça, Tradutora e Editora Júnior
Segunda-feira, 23 de Maio de 2011, 14-17h00 - Sala de Exposições
(1º piso do edifício da biblioteca)
Faculdade de Ciências Humanas
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima - Lisboa